
Conhecido atualmente como casa corintiana, o estádio Paulo Machado de Carvalho é, na verdade, de propriedade da prefeitura de São Paulo. E curiosamente o início da história do Pacaembu reservou uma festa do maior rival do Timão. Em 1940, o Palmeiras - com o nome de Palestra Itália naquela época - ganhou o primeiro título disputado na futura tradicional praçaesportiva justamente sobre o clube de Parque São Jorge, adversário de domingo pela semifinal do Campeonato Paulista. Para receber o novo estádio, foi organizado o Torneio Cidade de São Paulo. O Palestra Itália teve a honra de fazer a primeira partida do Pacaembu. No dia 28 de abril de 1940, obteve uma goleada por 6 a 2 sobre o Coritiba. Mas o Verdão assegurou o título na decisão diante do Corinthians com um triunfo por 2 a 1 que lhe valeu o troféu que até hoje está em poder do clube. O primeiro dérbi da história do Pacaembu foi disputado no dia 5 de maio de 1940, com a presença de 60 mil pessoas, situação considerada impossível agora - a semifinal de domingo terá uma carga de pouco mais de 32 mil ingressos até por recomendação do Ministério Público, preocupado com a questão da segurança. Em compensação, o público da final do TorneioCidade de São Paulo está entre os 15 maiores da história do Paulo Machado de Carvalho. Dentro de campo, a rivalidade entre Palestra Itália e Corinthians já era ferrenha. A partida foi truncada e com muita disposição das duas partes. A própria descrição do jornal A Gazeta Esportiva destaca que o dérbi não ficou na história pela qualidade técnica:
"Não tivemos jogadas que possam ser classificadas como sensacionais... E com todas as falhas, palestrinos e corintianos procuraram suprir através da violência e golpes ilícitos que não tiveram no juiz uma autoridade capaz de reprimi-los devidamente", narrou a publicação da época.
O confronto da final da Torneio Cidade de São Paulo teve sabor de vingança, já que o Palestra Itália vinha de uma derrota para o Corinthians em um amistoso. A vitória palestrina começou a ser construída aos 17 minutos, com o gol do versátil artilheiro Echevarrieta. Com dois minutos da etapa complementar, um susto: o Timão empatou através de um tento contra de Begliomini. Aos 29, a conquista acabou carimbada através de Luizinho. No Pacaembu, o Palmeiras carrega uma história de mais de duas dezenas de títulos comemorados. A última taça obtida no estádio foi o Campeonato Brasileiro de 1994, quando o Alviverde faturou a decisão outra vez em cima do Corinthians.
FICHA TÉCNICA PALESTRA ITÁLIA 2 x 1 CORINTHIANS
Competição: Torneio Cidade de São Paulo Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 5 de maio de 1940 (período da tarde)
Renda: não disponível
Público: 60 mil espectadores
Árbitro: Heitor Marcelino Domingues
Gols: PALESTRA ITÁLIA: Echevarrieta, aos 17 minutos do primeiro tempo; Luizinho, aos 29 minutos do segundo tempo. CORINTHIANS: Begliomini (contra), aos dois minutos do segundo tempo.
PALESTRA ITÁLIA: Gijo; Carnera e Begliomini; Carlos, Sidney e Del Nero; Luizinho, Sandro (Canhoto), Elyseo, Carioca e Echevarrieta
Técnico: Caetano de Domenico
CORINTHIANS: Inglês; Jango e Agostinho; Sebastião, Dino e Munhoz (Brandão); Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos
Técnico: Del Debbio.
Fonte:http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/04/palmeiras/em-1940-verdao-vencia-primeira-taca-do-pacaembu-contra-o-timao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário