quarta-feira, 29 de junho de 2011

Campeonato Brasileiro: Corinthians bate Bahia com gol de pênalti e toma ponta do São Paulo

O Corinthians voltou a mostrar sua força também como visitante neste Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, com gol de pênalti do zagueiro Chicão, a equipe derrotou o Bahia por 1 a 0, no Estádio de Pituaçu, e de quebra assumiu a liderança isolada da competição nacional, agora com 16 pontos ganhos, um a mais do que o São Paulo, que foi derrotado pelo Botafogo.

As duas equipes voltam a campo pelo Brasileiro somente na quarta-feira que vem. Ainda invicto no campeonato, o Corinthians recebe o Vasco, no Pacaembu, ao passo que o Bahia (no momento 13º colocado da tabela, com oito pontos conquistados) visita o Avaí, na Ressacada.

Apesar da derrota - a primeira em casa -, o Bahia, que tinha uma série de baixas no timetitular, não se entregou depois do gol de Chicão, anotado ainda aos 13 minutos do primeiro tempo. O Tricolor partiu em busca do empate, principalmente com jogadas de bola parada, mas não conseguiu vazar o goleiro Julio Cesar, que fez grandes defesas durante os 90 minutos.

O time da casa mostrou bastante empenho nos primeiros movimentos desta quarta-feira, apertando o adversário no ataque. O atacante Júnior assustou em chute da intermediária que passou à direita e, mais tarde, Jancarlos quase abriu o placar em cruzamento de efeito.

O Corinthians suportou a pressão inicial e foi respondendo aos poucos, na mesma moeda. Primeiramente, Ralf ficou com sobra de escanteio e chutou rasteiro, à direita de Marcelo Lomba. Logo depois, Jorge Henrique bateu escanteio fechado e por pouco não marcou direto.

O gol saiu aos 13 minutos do primeiro tempo. Liedson fez desarme na intermediária e recebeu de Jorge Henrique dentro da área. Lomba saiu atrasado, foi nos pés do atacante e cometeu pênalti. Chicão cobrou rasteiro, sem muita força e no meio. O goleiro do Bahia, que havia pulado para o canto, até esticou a perna, mas não evitou o tento que colocou o Corinthians na frente.

Empurrado pelos mais de 30 mil torcedores presentes no Pituaçu, o Bahia absorveu o golpe e partiu para cima do adversário em busca do empate. As melhores chances dos donos da casa saíram de cruzamentos pelos lados do campo. Os atacantes Júnior e Gabriel e até o zagueiro Paulo Miranda cabecearam em direção à meta de Julio Cesar, mas sem vazar o corintiano.

No começo da etapa final, o Bahia voltou a ser pressionado pelos visitantes. Aos cinco minutos, em dois lances consecutivos, o Corinthians quase ampliou a vantagem no placar. No primeiro deles, Liedson acertou uma pancada à queima-roupa e obrigou Marcelo Lomba a mandar para escanteio. Depois, Willian ficou com sobra na pequena área e mandou por cima do gol.

A resposta, porém, não demorou. Três minutos depois, Júnior subiu de cabeça e mandou no ângulo, mas Julio Cesar tirou para escanteio. Mais tarde, o goleiro corintiano também impediu o empate em forte cobrança de falta de Marcone, de longa distância, no ângulo esquerdo.

A pressão tricolor continuou grande até que, aos 35 minutos do segundo tempo, saiu o empate, invalidado pelo assistente. Após cruzamento de falta da esquerda, Fahel cabeceou para a rede, mas em posição ilegal. Sem o gol, o Bahia conheceu sua primeira derrota dentro do Pituaçu e viu o Corinthians, com um jogo a menos na tabela, assumir a primeira posição da competição.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 0 X 1 CORINTHIANS

Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)Horário: 21h50 (de Brasília)Data: 29 de junho de 2011, quarta-feiraÁrbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF)Assistentes: Carlos Emanuel Manzolillo e Cesar Augusto de Oliveira Vaz (ambos do DF)Cartões amarelos: Jancarlos, Nikão (Bahia); Ralf, Danilo (Corinthians)

Gol: CORINTHIANS: Chicão, aos 13 minutos do primeiro tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Jancarlos (Marcos), Danny Morais, Paulo Miranda e Ávine (Maranhão); Fahel, Marcone, Diones e Ricardinho (Nikão); Gabriel e Júnior

Técnico: René Simões

CORINTHIANS: Julio Cesar; Welder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Edenílson e Danilo (Alex); Willian (Emerson), Jorge Henrique e Liedson (Moradei)

Técnico: Tite

Fonte:http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/06/corinthians/corinthians-bate-bahia-com-gol-de-penalti-e-toma-ponta-do-sao-paulo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário